segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Cavaca



Ensaiei um retorno ao blog, mas aconteceram tantas coisas, que nem conto...
Vou postando então dessa forma assim, esporadicamente, uma hora dessa engreno e passo a ter mais regularidade.
Quando morei no norte do estado do RJ, me apaixonei por uma parada que vendiam nas padarias de lá, meio bolo, meio biscoito, um troço diferente mas muito gostoso. Por lá tentei de todas as formas arrumar a receita, mas nunca consegui.
Um tempo depois, consegui uma receita (que postei aqui) fiz, gostei, mas não era "aquela" que eu havia comido por lá, continuei na busca.  Nesses dias, pesquisando no Pinterest, descobri um blog ( De Colher Pra Colher ) e na hora pensei, essa é a receita!
Fiz ontem, e estou apaixonada, porque é simplesmente "a receita", corri pra fotografar e me animei logo em vir por aqui postar essa gostosura.
Façam exatamente desse jeitinho, não tem como dar errado.


2 1/2 xícaras de fubá
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de açúcar cristal (não serve o refinado)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
1/2 xícara de leite
erva doce à gosto (opcional) 


Primeiramente misturei o fubá, a farinha de trigo, o fermento e reservei.
Em outra vasilha misturei a manteiga com o açúcar cristal (fiz com uma colher), quando estava já bem homogenizada, coloquei o ovo e bati mais um pouco. Peguei esse "creme" e adicionei a mistura seca reservada. Coloquei o leite e inicialmente misturei com a colher, mas a massa fica pesada e grudenta, tem que ser na mão mesmo. O ponto é uma massa uniforme e grudenta.
Untar as mãos com óleo, e fazer os bolinhos, achatando como se fossem discos, cuidado com o tamanho pois crescem.
Forma untada apenas com óleo, assar em forno pré-aquecido, temperatura de 180º por 20 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados.
Acondicionem em potes fechados pra que não percam a crocância.

Um comentário:

Márcia Rocha disse...

Olá!!!!
Vim agradecer e retribuir a visita, e me deparo com estas suas postagens Deliciosas... Amei o teu Blog e já estou te seguindo :0)
Obrigada e volte sempre que quiser, pois é um prazer ter a sua companhia... E em meu Blog, você já sabe, as postagens são diárias (ou quase sempre que possível), e tem de TUDO um pouco: Culinária, Artesanato, Dicas, e muuuuiiiiiito mais... E seria um grande prazer ter a sua companhia como minha seguidora.
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
 
http://decolherpracolher.com.br