sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Pavê De Limão




1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite ou 2 cxs de creme de leite
suco de 1 limão
1 pacote de biscoito maizena ou biscoito champagne
raspas de limão para enfeitar

Para fazer o creme é só bater no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão.
Monte o pavê, molhando os biscoitos no leite e vá alternando com o creme.
Para enfeitar, coloque raspas de limão ao terminar.


Comentário:
Putz, D E L I C I O S O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Mousse De Goiabada

2 latas de creme de leite
200g de goiabada em barra

Bata os ingredientes no liquidificador.
Despeje em taças ou num refratário e leve pra gelar.
Fica uma delícia !

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Bolo Amélia*


4 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 litro de leite fervendo
1 pitada de sal


Bater muito bem os ovos com a manteiga, depois juntar os outros ingredientes.
Fôrma untada e enfarinhada, 200°C por +ou- 50 min.
Pode ser feito no liquidificador ou na batedeira.


Comentários:
Essa receita aprendi quando estava morando em São Fco de Itabapoana (norte do estado do RJ). Naquela região é muito comum, vc chegar na casa de alguém e te oferecerem esse bolo.

Eu particularmente detesto bolo ligado, nunca gostei.
Mas, tive que dar a mão a palmatória pra esse, muito gostoso.
Fica como um pudim durinho.
Vale a pena conferir!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Massa De Empadão By Badalo


1/2 kg de farinha de trigo
2 gemas
100g de manteiga
1/2 xícara (chá) de óleo


Misture tudo muito bem.
Se por acaso achar que a massa não tá bem ligada e homogênea colocar um pouquinho mais de óleo.


Comentários:
Fiz essa massa ontem, fica uma maravilha.
Se vc gosta de empadão que fica esfarelando, a receita é essa.
Em tempo, Badalo é o apelido de uma tia minha que fala muito e alto pra dedéu, e como
a receita é dela, batizei.

Não reparem na aparência Jack o estripador, mas tava sem saco plástico pra fazer uma capinha bonita ok?? Esse ficou delicioso, cada vez que faço gosto mais.


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Pavê De Chocolate


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 medidas (da lata) de leite
3 colheres (sopa) de cremogema
chocolate ou achocolatado à gosto
1 pacote de biscoito Maizena ou champagne


Preparar o mingau com o leite condensado, o leite, a cremogema e o chocolate, mexer até engrossar. Tirar do fogo e adicionar o creme de leite, depois levar ao fogo mais um pouco.
Pegar o biscoito molhar no leite (leite+achocolatado+açúcar).
Intercalar o biscoito com o creme e no final polvilhar com chocolate granulado ou coco.


Comentários:
Se quiser pode molhar o biscoito só no leite.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Risoto À Mamma Mia*

50g de toucinho defumado (picado)
300g de lingüiça em rodelas (sem a pele)
2 xícaras (chá) de arroz
2 cubinhos de caldo de carne dissolvido em 5 xícaras (chá) de água fervente
1 lata de milho escorrido
1 pimentão verde (em tiras finas)
1 colhwe (sopa) de massa de tomate
1 colher (sopa) de manteiga


Frite o toucinho com a lingüiça. Junte 1 xícara (chá) de água e cozinhe até secar.
Acrescente o arroz, o caldo de carne dissolvido na água, o milho, o pimentão e a massa de tomate. Cozinhe em fogo baixo, com a janela semi-tampada, até fucar macio. Junte a manteiga, misture bem, desligue o fogo e sirva.

Comentários:
Eu troquei o toucinho por bacon, e ficou muito bom.
Coloquei também cebola picada, uva passa e cenoura ralada (essa, depois que desligar).
O arroz que usei foi o parboilizado, o indicado para risoto é o árboreo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Torta De Mortadela*


Massa:
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de fermento biológico (1 pacote de fermento granulado, de 30grs)
1 pitada de sal
1 ovo batido
1/2 xícara (chá) de óleo
farinha de trigo até dar ponto
1 gema

Recheio:
200grs de mortadela fatiada
3 tomates picados
2 cebolas picadas
salsa e cebolinha
sal e pimenta a gosto


Dissolva o fermento no leite, coloque o sal, , o ovo, o óleo e adicione a farinha aos poucos até obter uma massa macia que desgrude das mãos.
Divida a massa em duas partes e reserve.
Abra uma das partes da massa com um rolo e coloque em uma fôrma untada com manteiga.
Recheie com a mortadela, por cima coloque os tomates temperados com cebola, salsa, cebolinha, sal e pimenta. Abra a outra parte da massa, cubra a torta e passe por cima a gema e um pingo de óleo. Asse em forno médio até ficar dourada.


Comentários:
Gente, eu mexi em tudo.
Unto a fôrma com óleo ou azeite.
No lugar de mortadela (que tb fica bom), coloco 150grs de presunto e 200grs de muçarela
Os tomates e a cebola corto picadinho, e tempero com orégano  e sal. E por cima da massa, passo um pouco de azeite e jogo orégano.
Outro dia, quis fazer diferente do diferente.
Recheie com 2 latas de atum (escorrido), tomate picado, cebola picada, pepino picado, folhas de hortelã picada. E na hora de papá, coloquei na minha porção molho de pimenta árabe.
Putz, que delícia!
Acho que o recheio fica a critério da imaginação de cada um.

Na massa, usa-se +ou- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo, ideal que se coloque aos pouquinhos.
Massa fácil de fazer, não precisa descansar, mas observei que quando descansa um pouco fica melhor pra trabalhar com ela. (meia horinha tá bom)



Imagem: Arquivo Pessoal

domingo, 30 de setembro de 2007

Mousse De Chocolate

2 latas de creme de leite (sem o soro)
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
250g de suspiros

Bata tudo na batedeira e coloque na geladeira.
Bom fazer com 4h de antecedência.


Comentários:
Acreditem, fica uma delícia.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Biscoito De Chocolate E Aveia



2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1 xícara (chá) de chocolate em pó
100g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 ovo


Misture bem todos os ingredientes, até obter massa homogênea e maleável.
Faça bolinhas, achate com um garfo e leve para assar em tabuleiro untado e enfarinhado.
Forno médio (180°C) por +ou- 20 minutos ou até secarem. Sirva assim que esfriarem ou guarde-os em recipiente bem fechado. Rende 70 biscoitos, dependendo do tamanho que vc fizer.


Comentários:
Retire a manteiga da geladeira antes, para que ele fique em temperatura ambiente.
Impossível parar de comer !

sábado, 22 de setembro de 2007

Bolo Negrito*


3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água fervendo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó


Bater bem os ovos com o açúcar.
Juntar o oléo, a farinha de trigo, o chocolate (não usar achocolatado), misturando bem.
Jogar por cima a água fervendo e por último o fermento.
Esse bolo assa rápido em fôrma retangular (entre 25-30 min). Em fôrma redonda com furo, +ou- 50 min.
Se quiser pode furar ele, e colocar uma calda.

Calda:
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de leite.
Levar ao fogo mexendo até ferver.


Comentários:
Essa é a primeira receita que chega, foi enviada por Danielle Pelajo, uma carioca perdida em Floripa.
Acabei de fazer o bolo, simplesmente DELICIOSO !!!!!!!!!!!!!!!!!
Façam, a Dani contou que na casa dela esse bolo é acompanhado de sorvete, nossa deve ficar uma coisa.
Danielle, mande mais receitas gostosas como essa.
PS: nessa foto a cobertura é de brigadeiro.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Drumette Crocante*


1kg de drumette de frango (em alguns lugares é chamado coxinha da asa)
tempero caseiro (alho, limão, sal e cominho) ou pronto
farinha de trigo
óleo


Lave as drumettes e tempere, deixe descansando nesse tempero por uma 1/2h.
Passe na farinha de trigo e frite.


Comentários:
Para que não se corra o risco de fritar por fora e ficar cru por dentro, deve-se fritar em óleo bem quente. Normalmente coloco o palito de fósforo dentro do óleo e qdo ele acende eu retiro e sei que está no ponto.
Daí qdo colocar as drumettes, ABAIXE o fogo e frite dessa forma, é a garantia de que ficarão cozidos por dentro.
Pode jogar por cima uma salsinha ou um hortelã picado.
Ótimo como aperitivo tb.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Bolo De Domingo*


4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
100grs de manteiga (5 colheres de sopa)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de chocolate ou achocolatado


Bater na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme claro.
Adicionar a farinha de trigo e o leite, bater bem. Reserve.
Bata as claras em neve, e coloque-as na mistura reservada.
Nesse momento não use mais a batedeira, mexa com uma espátula ou colher, carinhosamente e adicione o fermento.
Despeje em fôrma untada e enfarinhada com açúcar cristal 2/3 do creme, nesse 1/3 que ficar adicione o chocolate, misture bem e depois jogue por cima do creme que já está na fôrma.
Forno 200°C por +ou- 50 min.


Comentários:
Para ter um bolo sempre fofo, o grande lance é bater muito bem (muito mesmo) os ovos, a manteiga e o açúcar.
Domingo tava aqui em casa de "bob" pensando em fazer um bolo, e saiu esse. Ficou muito gostoso, com cara de domingo.

domingo, 16 de setembro de 2007

Broa De Milho*


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 garrafinha de leite de coco (200ml)
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
erva doce à gosto


Peneire todos os ingredientes secos e misture-os em uma vasilha, reserve.
Bata bem no liquidificador, o óleo, os ovos, o leite e o leite de coco.
Vá colocando aos poucos a mistura seca dentro do liquidificador enquanto isso, continue batendo.
Despeje em fôrma untada e enfarinhada com açúcar cristal.
Forno 200°C, durante +ou- 40 minutos.


Comentário: finalmente uma foto decente, minha amiga Zilda Pavão, fez a receita e postou a foto no facebook, pedi a autorização para poder usar a imagem, e fiz a substituição. Agora sim, um incentivo as pessoas experimentarem a receita !

Imagem: Zilda Pavão (arquivo pessoal)


sábado, 15 de setembro de 2007

Torta De Milho*

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de maisena
1 xícara (chá) de manteiga (100grs)
1 gema
1 colher (chá) de sal
Creme:
1 cebola média picadinha
2 colheres (sopa) de manteiga
2 latas de milho (com a água)
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de maisena
sal e noz moscada à gosto
1 gema, para pincelar


Massa:
Numa vasilha misture a farinha com a maisena, abra uma cavidade no centro e coloque a manteiga, a gema e o sal. Misture tudo muito bem até obter uma massa homogênea. Reserve.
Creme:
Doure a cebola na manteiga, junte uma lata de milho escorrida (reserve a água). Bata a outra lata de milho com a água reservada no liquidificador e acrescente a maisena, batendo tudo até obter um creme. Junte ao refogado e acrescente o leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal e noz moscada. Reserve.Numa fôrma desmontável (média) ou num refratário, forre o fundo e as laterais com a massa reservada, deixando uma parte para cobrir a torta. Coloque o recheio e, com o restante da massa, cubra bem a torta. Decore a gosto, e pincele com a gema. Leve ao forno médio por +ou- 30 min, ou até dourar. Sirva quente ou fria.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Bolo De Leite Moça*

4 ovos
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado(100g)
1 colher(sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal


Bata as claras em neve, junte as gemas, o sal e continue batendo até obter consistência firme.
Junte o leite condensado aos poucos e em seguida o coco ralado. Por último, misture levemente o fermento.
Despeje em fôrma redonda untada e enfarinhada e asse em forno médio por +ou- 40 min.

Comentários:
Se quiser cubra com 500g de chantilly e enfeite com cerejas.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Bolo De Cenoura


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 cenouras cruas picadas e descascadas
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
suco de meio limão
canela em pó


Em uma vasilha peneire os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento), misture e reserve.
No liquidificador bata bem, os ovos, o óleo, as cenouras, o suco do limão e um pouco de canela em pó.
Depois de batido, pegue a peneira e passe essa mistura para a vasilha dos secos que está reservado, retirando dessa forma algum pedaço de cenoura que não tenha sido processado.
Coloque em fôrma untada e enfarinhada.
Forno 180 a 200°C por aproximadamente 40min-1h.

Comentários:
No lugar de enfarinhar com farinha de trigo, pode usar açúcar CRISTAL+ canela
Se quiser, fazer um brigadeiro para a cobertura.

Parte 2 - Arrumando as Panelas...

A minha idéia é que eu possa estar colocando aqui receitas que sejam fáceis, gostosas, baratas e caseiras.
Tentarei colocar apenas receitas já testadas, e caso eu saiba de uma muiiiiiito interessante, mas que eu ainda não tenha testado, aviso.
Abro espaço para todos que aqui passarem, mas tem que ser uma puta receita nos moldes que citei acima ok??!!
Enviem ela para zingarabull@gmail.com com os comentários que passo para o blog.

Ui, agora me senti a própria heim galera!!!
beijocas
Ana Sixx

Parte 1




A criação desse blog já é um desejo antigo.
Apesar de não ser nenhuma "expert" no assunto, adoro cozinhar e infelizmente por esses tempos, não tenho feito muitas coisas.
Sem tempo pra muita coisa, e muita coisa pra pouco tempo.

Qdo eu era adolescente, e isso já vai tempo, eu costuma fazer cadernos de receitas pra minha mãe.
Ela nunca deixou que eu mexesse com fogão, e graças a isso fui aprender a cozinhar efetivamente qdo tive a minha casa.
Mas enfim, agora, abro esse espaço para troca de experiências "culinarísticas" como diria o grande Odorico Paraguaçu.

O nome Panela Di Barro, é uma homenagem as panelas que ganhei do Binho (meu marido) e do meu pai, que ficam imponentemente a observar toda a minha aventura na cozinha, em cima do armário.


Dedico esse blog a duas pessoas.
Uma é minha irmã Alexsandra, que sempre foi minha fiel cobaia.
E a outra a minha amiga-irmã-comadre Lucinha, que assim como eu adora dar uma de Ana Maria Braga!

PS: Hugo (a serpente do paraíso), vê se aprende alguma coisa tá??!!


PS: minha irmã-cobaia é a morena, e a minha comadre é a loira.

beijocas
Ana Sixx